O ser humano vive numa sociedade onde a aparência é fundamental, cuida-se do corpo, do que se veste onde se vive, etc, mas o mais importante o ser humano anda a esquecer que é uma mente saudável, se as emoções não tiverem equilíbrio e nos dias de hoje não se lutar por uma mente saudável de nada o resto serve, veja as dicas que encontrei na Internet.

Para uma boa aplicação destas teorias e colocar em pratica eu aconselho, (é o que faço para eu me sentir o mais positiva possível):, escrevo o que acho que é importante para o meu bem estar, leio todos os dias as frases que acho que vão melhorar o meu dia e mantenho um diário pessoal, tente, faça, experimente, desafiei-se…

Ter uma vida feliz e longe das tensões do dia a dia é o desejo de muitas pessoas. Para isso, é comum começarmos com mudanças em nosso próprio estilo de vida. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que somente um corpo saudável não proporciona a sensação de equilíbrio e bem-estar e, por isso, cuidar da mente também é fundamental.

Se gostou deste artigo compartilhe nas redes sociais, faça parte do meu grupo Blogueiras Portuguesas

Leia Também:

Crie o seu diário pessoal aceite o desafiou

30 Dicas para aumentar o Amor Proprio Blogueira Portuguesa

Dicas para Superar os seus Pontos Fracos Blogueira Portuguesa

Pensamento do Dia Valorize-se Blogueira Portuguesa

Quando o cérebro está em equilíbrio com o restante do corpo, a tendência é ter uma rotina muito mais leve, tranquila e feliz, já que a nossa mente influencia directamente em nossa saúde. Com isso em vista, aprenda a manter sua mente saudável com as dicas que reunimos neste post.

A importância de manter a mente saudável:
Antes de listarmos as dicas para manter a sua mente equilibrada, é importante entender a importância de cuidar da nossa saúde mental. Pois bem, ter a mente saudável é essencial para o bem-estar, além de reflectir positivamente em muitos outros aspectos da vida, como no convívio com a família, amigos e relações sociais.

Actualmente, as situações da sociedade moderna acabam provocando ansiedade, estresse e até mesmo desânimo. Por isso, manter o equilíbrio exige muita força de vontade, dedicação e postura positiva diante de diversas circunstâncias.

As mudanças no estilo de vida são essenciais para manter corpo e mente bem cuidados. Com simples hábitos, já é possível notar evolução e melhora. Abaixo, listamos os principais hábitos para manter a mente saudável. Veja:

Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada:

25 Frases do Augusto Cury Motivação pessoal Dicas da Blogueira Portuguesa
Alimentar-se bem é um dos primeiros passos para quem deseja manter a mente saudável. Afinal, a carência de alguns nutrientes prejudica o desenvolvimento e a manutenção das funções cerebrais. Sendo assim, aposte em refeições ricas em proteínas e vitaminas.

Existem diversos alimentos que fazem bem ao cérebro. O abacate, por exemplo, possui propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento. Ele também contém Ômega 3, ótimo para proteger o cérebro do desgaste prematuro.

Já o tomate, bastante presente nas saladas, possui licopeno, e graças às suas propriedades antioxidantes, previne diversas doenças, inclusive o acidente vascular cerebral. O brócolis, por sua vez, conta com nutrientes que potencializam a memória e preservam a boa saúde do cérebro.

O azeite de oliva, o cacau, a semente de chia e diversos outros alimentos também possuem a capacidade de melhorar e manter as funções do cérebro, então, incluir essas opções no cardápio é sempre benéfico para a saúde.

Pratique exercícios que estimulam o cérebro:

Melhore a sua produtividade varias dicas para trabalhar online em casa
Os exercícios que estimulam o cérebro são essenciais para evitar a perda de neurónios e melhorar a capacidade de memória e aprendizado. Bons exemplos são jogos de memória e de raciocínio, como quebra-cabeças e testes lógicos.

As actividades físicas também são importantes. Muitas pessoas pensam que, ao praticar um exercício, somente o corpo é beneficiado, como coração, pulmões, entre outros. No entanto, cada execução de movimento é comandada pelo cérebro, que envia estímulos o tempo inteiro para os músculos. Exemplos de actividades físicas que estimulam a mente são a corrida, o vôlei e o basquete.

Controle as emoções e mantenha o pensamento positivo:

Depressão sintomas e a sociedade Portuguesa
Um dos maiores inimigos do nosso cérebro é o pensamento negativo. Apesar de parecer difícil controlar as emoções e cultivar o pensamento positivo, existe uma maneira bem interessante de manter a positividade: sempre que pensamentos ruins surgirem, questione a si mesmo sobre como você se sente em relação a eles e transforme a forma de encará-los.

Quanto às emoções, respirar fundo antes de falar ou agir é sempre a melhor escolha. Contar até dez, controlar a respiração e fechar os olhos também são boas atitudes.

Tenha momentos de lazer para afastar o estreasse:
Dar espaço aos pequenos ou grandes prazeres é um excelente energético para a saúde mental. Por isso, é muito importante respeitar os próprios desejos e fazer aquilo que mais gosta.

Com a correria diária, é comum pensarmos que os momentos de lazer são somente aqueles em que saímos completamente da rotina. No entanto, tente encontrá-los em todas as horas do dia, ouvindo uma música, descansando por alguns minutos ou até mesmo aprendendo algo novo.

Não tenha dúvida: fazer algo prazeroso também é uma excelente forma de deixar o estresse de lado e sempre preservar bons pensamentos.

Cuide do seu sono e das suas horas de descanso:
A rotina é quase sempre a maior responsável pelo estilo de vida que não é saudável. Mesmo tendo todas as suas obrigações diárias, é essencial respeitar o seu corpo e a sua mente. Por esse motivo, cuide de seu sono e dê à sua vida as horas necessárias para descansar e se desconectar do mundo.

Ao dormir, deixe o ambiente o mais aconchegante possível, a fim de proporcionar um sono de melhor qualidade. Adicionalmente, encontre alguns minutos em algum momento do dia para relaxar, esticar o corpo e descansar a mente. Essas podem parecer simples atitudes, mas são fundamentais para a saúde física e mental.

Organize o seu dia a dia:

5 passos para sair da Zona Conforto Dicas da Blogueira Portuguesa
Para quem tem a rotina agitada e com muitos afazeres, ter organização é um desafio. Acontece que, muitas vezes, frustrações e decepções são geradas pela falta de organização da própria rotina. Você pode priorizar as tarefas e actividades que podem ser feitas naquele dia, evitando que o acumuló de responsabilidade deixe actividades inacabadas.

Também pode criar uma planilha de responsabilidades, anotando tudo o que precisa ser feito naquela semana e os prazos que devem ser cumpridos. Essa é uma maneira eficiente de evitar o famoso “abraçar o mundo com as pernas”, que acaba atrapalhando o dia a dia e fazendo mal para o corpo e para a mente.

Manter a mente saudável não é uma tarefa impossível. Na verdade, simples mudanças de hábitos fazem uma grande diferença na vida e bem-estar de muitas pessoas. A saúde mental aliada à prática de exercícios, boa alimentação e actividades estimulantes e prazerosas são a garantia de uma vida muito mais feliz por muito mais tempo!

 

Se gostou da imagem faça pin:

mente saudavel.jpg

assinatura Alexandra Melo

 

3 comentários


Deixar uma resposta