14 Dicas para Sair Cama para que tem Depressão

 

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Como já falei aqui sofro de uma depressão aguda, sei os sintomas, sei o que fazer para melhorar, sei quando estou pior. O problema é lutar contra este bicho monstruoso dentro de nós. 

Uns dos sintomas da depressão são: Não querer sair da cama, não ter vontade de comer, deixar a casa ir ficando mais suja, porque não existe vontade, não ter gosto em nós próprias, como não ter vontade de fazer a higiene diária, muito mesmos arrajarmo-nós, nào ter vontade de sair nem ver gente nem falar com ninguém. Ao isolar a depressão só aumenta sendo assim vou deixar aqui Dicas muito importantes para lutar contar a falta de vontade de sair da cama.  

 

1. Crie um incentivo que lhe seja atraente


Compre uma maquina de café com um temporizador, de modo a que você possa configurá-la como um despertador, por exemplo.

Para quando acordar cheirar o café logo de manhã dando um impulso para sair da cama. Se você não é um apreciador de café, encontre outra coisa, até mesmo um programa de TV favorito da manhã, que pode fazer a manhã um pouco mais fácil de enfrentar. E o que dizer de um bom banho quente? Ou uma irresistível geleia de morango?

2. Lembre-se de uma responsabilidade
Se você tem uma família, então eu suspeito que ter responsabilidade é a menor das suas preocupações. Assim, gostaria de encorajá-lo a considerar: existe algum carinho que você possa dar no meio de tudo isso?

Dizendo bom dia para seus filhos e fazer o café da manhã, ajudando-os a se sentir seguros e protegidos antes de saírem para a escola? Ou, sentindo aquela sensação de realização quando você entrar em seu carro e sai para o trabalho? Cumprimentar um colega de trabalho que você gosta de estar? O que estou sugerindo é se concentrar em algum aspecto da manhã que você goste, ao invés de focar sobre o que é difícil e não é tão divertido.

3. Comprometa-se a uma nova responsabilidade
Talvez não tenha motivos para se levantar? Você pode querer criar um motivo para se levantar com uma nova responsabilidade.

Pode agendar uma chamada para um amigo ou um membro da família, uma lista de coisas que precisa ser feita de manhã, ou mesmo criar um blog um hobbie…para sair da depressão.

4. Conte com sua equipe de apoio
E por falar em nova responsabilidade… você pode querer considerar a criação de alguma responsabilidade com sua equipe de apoio.

Existe alguém que você pode fazer um acordo com uma chamada, ou para chamá-lo, na parte da manhã? Nada como algumas palavras de encorajamento, ou um pouco de amor, para ajudar você a começar o dia.

5. E um animal de estimação?
Animais oferecem amor incondicional, e apreciam qualquer coisa que você faz para eles.

Especialmente na parte da manhã eles não aceitam o não, ou mais tarde, como resposta. O gato ou o cão precisa de comer? O cão ficou habituado ao passeio da manhã que já não passa sem ele?

6. Onde está o seu despertador?
Você pode querer movê-lo em toda a sala, de modo que se você quer fazer com que o despertador pare de tocar, você realmente tem que sair da cama.

E pense nisso desta maneira: se já estiver do outro lado da sala, você não será tentado a mandar o despertador fora! E depois você já está levantado.

7. Tenho de ir ao WC!
Bebeu demasiada agua no dia anterior e agora tem de se levantar.

Algo que deve ser usado com prudência… Experimente beber um copo de agua antes de se deitar, assim no outro dia não tem outro remédio a não ser levantar-se e ir ao wc.

8. Faça uma lista … e depois faça outra.
Uma das vantagens de fazer uma lista é ser capaz de decidir o que você quer fazer e o que precisa ser feito.

Em outras palavras, você pode usá-lo para fazer-se sentir ainda mais sobrecarregado – e dando-se mais um motivo para ficar na cama – ou você pode usá-lo para ajudá-lo a decidir quais são suas prioridades. Seja realista, mas também gentil com você mesmo – uma grande, velha e impossível lista de afazeres é suficiente para manter alguém na cama.

9. Planeie com antecedência.
No final de cada dia, você pode querer tentar fazer uma lista do que você quer realizar no dia seguinte.

Decida o que você mais quer realizar, o que você acha que é razoável, e o que você não precisa enfrentar. Simplifique a sua vida. É uma maneira de transformar a sensação de que você está sobrecarregado – em algumas tarefas gerenciáveis.

10. Dê passos de bebê.
O primeiro item na sua lista é sair da cama. No primeiro dia, pode ser o único item da sua lista.

Vá com calma, dê passos bebê. Amanhã, você pode adicionar uma outra tarefa, ou duas que podem fazer sair da cama. Todo mundo tem seu próprio processo.

11. Converse com sua equipe de saúde mental.
Eles estão cientes de que você está tendo dificuldade para sair da cama de manhã? Você já pediu-lhes alguma ajuda na criação de uma estratégia para sair da cama de manhã? É hora de ter uma conversa sobre o que anda a tomar?

Não se debata sobre si mesmo quando o dia não saiu como planeado. Não use isso como uma oportunidade para se auto-críticar. Em vez disso, dê uma olhada em sua estratégia. São os seus incentivos bons o suficiente? Os seus apoios? Você está tentando fazer demais? Dê um passo a traz, e experimente amanhã.

12. Acordar cedo ou ficar na cama?
Por vezes, levantar-se de manhã é uma “decisão intelectual”, algo que você escolhe fazer, porque você quer ou precisa, por qualquer uma das razões que eu descrevi.

Mas se você esperar para “sentir” que se quer levantar, você a dada altura pode simplesmente decidir que não quer se levantar mais. Tenha em mente que as ações positivas podem criar energia positiva, então olhe para a sua rotina de levantar como uma oportunidade para construir algum impulso para a frente em sua vida.

13. Durma no sofá em vez da cama
O objectivo é fazer algo diferente. É uma mudança de cenário, não é passar o dia na cama, é no sofá… É uma mudança que pode levar a outras mudanças.

14. Sinta vontade e faça-o mesmo com pouca vontade ao levantar fazer a sua higiene pessoal, deixar a sua toalete escolhida no dia anterior, tenho gosto em sim a auto-estima é muito importante.

Pode não parecer um grande passo, provavelmente você vai tentar adormecer ou ficar acordado a olhar para as paredes. Mas é uma mudança… é movimento. Você vai ver diferentes coisas pela manhã. Você vai fazer coisas diferentes para ficar confortável. A luz é diferente lá… tudo vai parecer diferente. E quando se trata de depressão severa, fazer algo diferente é bom, e é um passo no tratamento da depressão.

Fique feliz quando você conseguiu!
Auto-estima é muito importante, e por isso é necessário que você fique feliz até por pequenas coisas.

Você não só motivou-se a levantar-se e mover-se, mas você tem uma tarefa ou duas concluída. Comemore!

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