Educação não se Compra Aprende-se

Conheça as regras de etiqueta para servir um cocktail

Educação e civismo são conceitos muito distintos… e podem não evoluir em simultâneo. Apesar de, hoje em dia, o acesso à instrução ser mais fácil e existir um maior conjunto de oportunidades, muitos são os que não acompanharam no mesmo sentido as questões da educação e do civismo.

Actualmente, parece que se apagou da memória da grande maioria dos portugueses a palavra civismo. Princípios básicos como “não deitar os papéis para o chão”, “respeitar as filas”, ou até mesmo os simples “bom dia” e “boa tarde”, são cada vez mais esquecidos.

A educação e o dinheiro nem sempre são sinónimo de boas maneiras. Os costumes são cada vez mais brandos, o que era deixou de ser e nós nem demos por isso…

O stress do dia-a-dia, provoca a alienação do indivíduo em relação à sociedade: vivemos cada vez mais para nós próprios, para o nosso mundo e para os nossos problemas.

Os Cocktails é outra forma de convívio onde as pessoas se reúnem, mas com um propósito específico, mas que exige seguir um conjunto de regras de etiqueta para servir um cocktail com muito glamour.

O intuito de um Cocktail pode ter a ver com a apresentação de um livro, retribuir qualquer coisa a alguém utilizando o Cocktail como forma de agradecimento ou fazer tornar público algum factor de interesse.

Regras de etiqueta para servir um cocktail


Estes, entre outros motivos, fazem do Cocktail uma cerimónia de requinte e charme.

Os Cocktails são sempre ao fim da tarde e normalmente duram cerca de duas horas. Nos convites deve constar a data, hora do início e do fim do Cocktail, local, o traje, ou seja, se há ou não necessidade de levar um traje a rigor, e um número de telefone para onde as pessoas telefonarão a confirmar a sua presença.

Num Cocktail servem-se alimentos que não necessitem de talheres e que sejam práticos de comer: salgados, doces ou canapés.

Tipos de cocktails
As bebidas existem sob dois ramos, para que se possa agradar a todos os convidados: alcoólicas e não alcoólicas.Os alimentos e as bebidas devem estar sempre à disposição dos convidados já que cabe aos empregados, destacados para o Cocktail, estarem sempre a circular com as bandejas na mão.

Para além das bebidas e dos alimentos que os empregados comportam nas bandejas deve haver uma mesa maior e imóvel, recheada de bebidas e comida do mesmo género que a anterior. Os convidados devem permanecer de pé num Cocktail. A primeira coisa que fazem ao chegarem a uma ocasião deste porte é ir cumprimentar os anfitriões, bem como à hora determinada do fim do Cocktail, se deve retirar educadamente.

Seguindo as regras da boa educação um homem deve sempre oferecer uma bebida à pessoa que o acompanhou ao Cocktail, quer seja logo no início do acontecimento ou quando detectar que a sua companhia já terminou a bebida anterior. Sorria sempre para as pessoas e quando precisar de alguma coisa faça um leve sinal ao empregado, que este de imediato satisfará o seu pedido.

Se pretende organizar um glamoroso Cocktail, estas são as regras de etiqueta mínimas para que tudo possa correr na perfeição. Assim, poderá ser um anfitrião magnífico ou um requintado convidado.

assinatura 2

Posted by

Blog sobre moda, beleza, Dicas Style. Marketing digital, técnicas bloggers e muito mais espero que gostem das Dicas da blogueira Portuguesa Moda á Portuguesa...

Deixar uma resposta