Diferenças entre Dormir e Descansar

Sonhos famosos que se tornaram realidade

 

Dormir e Descansar

DORMIR E DESCANSAR NÃO SÃO A MESMA COISA!

À primeira vista, dormir e descansar podem parecer a mesma coisa mas, depois de alguma reflexão, chegamos facilmente à conclusão de que não são. Diferentes, mas igualmente importantes para o nosso bem-estar diário. Queremos saber se andam a dormir e a descansar o suficiente!

Dormir e descansar não são a mesma coisa!

DORMIR – O ESSENCIAL

Uma boa noite de sono, todas as noites, é fundamental para repor energias, manter o funcionamento pleno e saudável do organismo, assegurar a manutenção de um peso salutar e, claro, descansar corpo e mente. Como fazê-lo?

– Durante muito tempo, estudos apontaram as 8 horas de sono diárias como as ideais. Mais recentemente, esse número foi reduzido para 7 horas: considerado agora o tempo otimizado para dormir e descansar bem. Experimentem até descobrirem qual o número de horas ideal para vocês!

APRENDAM A DESLIGAR NA HORA DE DORMIR

– O quarto ideal para dormir bem deve ser escuro, confortável, não muito quente e livre de todo e qualquer tipo de gadgets (televisão, computador, rádio, telemóvel, telefone, aparelhos de ginástica, etc.).

– Coisas a evitar de forma a assegurar uma boa noite de sono: ir para a cama de barriga muito cheia/vazia, beber café/outras bebidas estimulantes à noite, estar online na cama, fazer exercício físico a horas tardias.

– Coisas a fazer de forma a assegurar uma boa noite de sono: estar confortável, beber um chá relaxante, ler, praticar meditação ou exercícios de respiração.

– Deitar e levantar todos os dias à mesma hora: acertar o nosso “relógio interno” é a melhor forma de assegurar uma boa noite de sono e um dia com mais ideias frescas, menos bocejos.

Dormir e descansar não são a mesma coisa!

DESCANSAR – O ESSENCIAL

O descanso, por sua vez, também contribui não só para uma boa noite de sono, todas as noites, mas também para um bem-estar geral, onde não há espaço para stress, ansiedade e cansaço crónico. Existem inúmeras formas e momentos do dia em que é possível descansar e assim contribuir para um dia-a-dia mais saudável, mais lento, mais presente, mais produtivo. Como fazê-lo?

– De manhã, é importante despertar da forma mais natural possível, evitando desligar incessantemente o despertador. Deem-se tempo para acordar devagar e espreguiçar ainda na cama.

– Evitem agarrar logo o telemóvel, tablet, computador ou televisão mal saiam da cama. Optem antes por fazer meditação/alongamentos, tomar um bom banho. Desfrutar de um pequeno-almoço saudável em silêncio ou ao som de música relaxante é uma excelente opção.

– Aproveitem a hora de almoço para comer devagar, apanhar ar fresco, caminhar um pouco… em vez de comer qualquer coisa rápido em frente ao computador. Melhor ainda, esqueçam o trabalho por completo e almocem com um amigo que não veem há séculos.

APRENDAM A DIZER: NÃO!

– Aprendam a dizer não: às vezes é preciso dizer não às horas extra, às saídas com os amigos, aos convívios familiares. Ganha-se em tempo de qualidade individual, a dois, com o núcleo familiar mais próximo e, claro, ganha-se em descanso.

– Organizem-se no que toca a tarefas rotineiras (como fazer compras e planear as refeições semanais) para não terem de ir ao supermercado todos os dias e assim ganhar mais tempo de descanso.

– Resistam à tentação de passar os serões online. Aproveitem para ver um bom filme, ler um livro ou revista, ouvir música, conversar, jogar um jogo de tabuleiro … tudo isto descansados e livre de distracções.

Dormir e descansar não são a mesma coisa!

– Organizem o fim-de-semana para fazer as coisas pendentes. Mas não se esqueçam de deixar tempo para descansar e fazer também aquelas coisas que mais gostam e que vos deixam com aquela maravilhosa sensação zen. Afinal de contas, não é para isso que serve o fim-de-semana?

– Num estudo recente publicado no Harvard Business Review, Scott Behson diz que começamos cada semana com 168 horas: 49 para dormir, 56 para trabalhar, 7 para deslocações, 13 para tratar de assuntos variados/domésticos, 20 para a família/casa e 23 horas de sobra! Ou seja, muito tempo para dedicar ao descanso! Façam o possível para incorporar algum tempo de descanso todos os dias, mesmo nos mais agitados!

Créditos das imagens e do texto-Fonte Site Apartamento 38 visite excelente site com muita informação util e diversa

signature

Posted by

Blog sobre moda, beleza, Dicas Style. Marketing digital, técnicas bloggers e muito mais espero que gostem das Dicas da blogueira Portuguesa Moda á Portuguesa...

Deixar uma resposta